gemfix@tajiservi.pt      +351 252 820 214

Dicionário

Início / Dicionário

 

Bomba de vácuo → Tal como o nome indica, é uma aparelho que cria vácuo. A primeira bomba de vácuo foi apresentada ao mundo em 1650, por Otto Von Guericke, e foi antecedida pela bomba de sucção, que data da antiguidade. Nas máquinas GEMfix o uso da bomba de vácuo elimina o uso do compressor de ar, o que torna as máquinas mais fiáveis, menos ruidosas, mais económicas e com menor necessidade de manutenção.

 

Bombazina → É um têxtil composto por fibras torcidas que, quando tecidas, ficam paralelas (semelhante à sarja) umas às outras para criar o padrão, parecido com um “cordão”. A bombazina é, na sua essência, um veludo amontoado. O tecido parece feito com múltiplos cordões postos em paralelo uns ao lado dos outros, e unidos posteriormente.

 

Bordado → É compreendido como o processo de decoração de tecidos ou outros materiais com agulha e linha. Também pode ser feito com outros materiais, tais como pérolas, missangas ou lantejoulas. O bordado é frequentemente utilizado em bonés, chapéus, mantas, cobertores, camisolas, calças e meias. O bordado pode ser realizado com uma ampla gama de cores de linhas.

 

Cambraia → ou batista, é um dos tipos de roupa mais finos e leves, usado pela primeira vez na comunidade de Cambrai, em França. Inicialmente foi feita de linho e, consoante o avançar dos tempos, o termo começou a ser aplicado também aos tecidos de algodão. A cambraia é usada para linhos, tecidos para camisas, lenços de mão e como tecido para renda e bordado.

 

Gravação → Inserir um desenho numa superfície plana através de ranhuras de corte. O objecto pode ser decorado em si mesmo, como por exemplo, a prata, o aço, ouro ou vidro, ou usar uma placa de gravação para produção em série.

 

Gravação em Relevo → Processo para a produção de tecidos com desenhos elevados ou demarcados. Pode ser realizado através de matrizes de rolo, ou passando uma folha ou chapa de metal entre os rolos. É frequentemente utilizado para criar um efeito 3D brilhante.

 

Máquina → Ferramenta que contém uma ou mais partes que usam energia para realizar uma determinada ação. São frequentemente alimentadas por meios mecânicos, químicos, termais ou elétricos, e muitas vezes motorizadas. Historicamente, era necessário uma ferramenta ter partes amovíveis para ser classificada como máquina. No entanto, a evolução da electrónica levou a que ferramentas sem partes amovíveis fossem consideradas máquinas. Uma máquina simples é aquela que altera a direcção ou magnitude de uma força, mas existe também uma vasto leque de máquinas complexas.

 

Máquina de Fixação Direta → Este tipo de máquina GEMfix é usada para aplicar pedras e tachas diretamente numa ampla variedade de tecidos com tecnologia ultrasónica e bico quente.

 

Máquina para Corte de Materiais em Rolo → Máquinas que cortam materiais em rolo em folhas do tamanho desejado. Podem ser usados materiais como película de transferência, pvc, papel, entre outros.

 

Máquinas automáticas para aplicação de tachas com garra → Máquinas automáticas para aplicar tachas com garra numa ampla variedade de materiais. As características principais são rapidez e precisão.

 

Pedra → Simula um diamante feito de vidro ou acrílico. Originalmente, as pedras eram cristais recolhidos no rio Reno (Rhine), daí o seu nome, mas também era encontradas em regiões como os Alpes. No século XVIII, o joalheiro Georg Friedrich Strass teve a ideia de imitar esses diamantes, daí as pedras também serem conhecidas por Strass.

 

Pedras com cola As pedras são maioritariamente usadas para decorar vestuário. A parte traseira plana contém cola para que se possa unir à peça, quando aplicada por transferência de calor. Podem ser aplicadas com o uso de um ferro comum mas, no entanto, é recomendado o uso de uma prensa térmica, devido à sua capacidade de alcance de altas temperaturas (transferes standard requerem temperaturas entre os 180-200ºC, algo que não é possível com um ferro comum) e à pressão que exercem, resultando numa aplicação com qualidade profissional.

 

Prensa térmica É uma máquina desenvolvida para aplicar um transfer num determinado substrato, com a transferência de calor e pressão num período de tempo delineado. São usadas frequentemente para aplicar transferes em tecidos, mas também podem ser usadas para aplicar transferes em canecas, pratos, puzzles, entre muitos outros!

 

StrassBox → A StrassBox é uma máquina automática para produção de transferes. Pode ser usada para personalização ou a nível industrial. A bomba de vácuo elimina o uso do compressor. Pode usar 4 cores ou 4 tamanhos no mesmo desenho, aplicar 200 pedras por minuto com tamanhos de 2mm (ss6) até 5mm (ss20). A área máxima de trabalho é de 320x500mm. É uma máquina simples, compacta e com uma manutenção de baixo custo.

 

Tamanho das Pedras → O tamanho das pedras no SI, é medido como “SS” (Stone Size), seguido de um número para indicar o tamanho (ex: SS8 é equivalente a 2.3mm, SS10 a 2.8mm). O SS é mais comum para a indústria do vestuário, enquanto PP (Pearl Plate) é usado para joalharia.

 

Tecnologia Ultrasónica → Técnica industrial onde a alta frequência ultrasónica provoca vibrações e aplica pressão no material para ativar a camada de cola e a unir ao substrato. É frequentemente usada para plásticos, e para unir materiais distintos. Na tecnologia ultrasónica não existem parafusos de conexão, materiais de solda, ou quaisquer adesivos necessários para a união dos materiais.

 

Vestuário → Entende-se por vestuário o material têxtil e a fibra que é usada no corpo. É uma característica comum a quase todas as sociedades conhecidas. O tipo de vestuário usado está dependente da estatura física e género, bem como do meio social e geográfico. Fisicamente, o vestuário serve muitos propósitos: proteção contra as condições meteorológicas, e também em situações específicas, como desporto ou cozinhar. Protege de superfícies rijas, picadas de insecto, lascas de madeira, espinhos, entre muitos outros, devido à barreira existente entre a pele e o ambiente. O vestuário fornece também uma barreira higiénica, ao afastar os materiais tóxicos do corpo, e uma barreira contra a radiação UV.

 

GEMfix

GEMfix é uma marca de Tajiservi

  Sobre Nós

Subscreva a nossa newsletter para conhecer sempre as nossas últimas novidades.

  Contacte-nos
  Tajiservi, S.A.

Estrada Nacional 105, nº 211,
4815-135 Lordelo, Guimarães, Portugal

Tel : +351 252 820 214
Email : gemfix@tajiservi.pt
Skype : Gemfix
Horário de Expediente : 8:30h - 18:00h